segunda-feira, 15 de outubro de 2012


O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo o dicionário Aurélio, lúdico significa jogos, brinquedos e divertimento, ou seja, a ludicidade envolve jogos, brincadeiras e o divertimento em si, mas o lúdico pode ser utilizado como estratégia no processo de ensino e aprendizagem dando ao aluno o seu momento de se expressar e de conhecer a realidade no qual ele está inserido.
O ser humano em todas as fases da sua vida está sempre descobrindo coisas novas pelo contato com seus semelhantes. Ele para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples ate os mais complexos, e é isso que garante a ele a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
A criança por meio do lúdico se expressa, desenvolve-se e tudo isso acontece através das brincadeiras que a criança vai tendo contato desde as mais clássicas até as recentes. Segundo Platão os primeiros anos de vida de uma criança deveriam ser compostos por jogos educativos, praticados por meninas e meninos, para ele a educação propriamente dita deveria si iniciar aos sete anos de idade. Platão investia contra o espírito competitivo que os jogos causavam e, muitas das vezes eram utilizados de maneira incorreta pelo Estado e isso causa sérios danos na formação das crianças.

Embora com diferentes ênfases, todas as teorias do jogo e da brincadeira, desde as clássicas até as mais recentes, apontam para a importância do lúdico como meio privilegiado de expressão e de aprendizagem infantil, reconhecendo não haver nada significativo na estruturação e no desenvolvimento de uma criança que não passe pelo brincar”. (SCHWARTZ, 2004p. 04).

Os jogos servem como recurso de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e estão longe de serem rotulados de fonte de diversão, podem ser utilizados como fonte educativa só depende do professor. Alguns educadores não percebem que através da ludicidade os alunos acabam adquirindo valores que muitas das vezes passam despercebidos pelos mesmos. Os jogos utilizados pelos educadores em sala de aula despertam de certa forma o interesse do aluno em querer aprender, e para aqueles educadores que acreditam que os jogos, as brincadeiras lúdicas são apenas fontes de diversão estão equivocados, já que dependendo da sua finalidade os jogos lúdicos acabam propiciando momentos educativos e que podem ser explorados pelos alunos.

“Os jogos são importantes instrumentos de desenvolvimento de crianças e jovens. Longe de servirem apenas como fonte de diversão, o que já seria importante, eles propiciam situações que podem ser exploradas de diversas maneiras educativas”. (DOHME 2003p. 79).

Com o jogo a criança passa a criar certos valores que elas levaram por toda a vida e isso deve ter a ajuda do seu professor que não deve julgá-las, mais ensiná-las a administrar essas emoções adquiridas com os jogos. As atividades lúdicas ensinam de certa forma os alunos a encarar seus medos, e os ensinam a respeitar o outro.

“Se a criança aprende a encarar suas emoções como ambivalentes e integrantes da história de seus relacionamentos pessoais, aceita, por exemplo, que pode sentir medo e, por meio dele, não se expõe a situações de perigo, ao mesmo tempo em que outros medos precisam ser superados, para que possa participar de certas atividades, como jogar, representar, brincar, e aprender sem receio de errar ou de perder”. (SCHWARTZ, 2004 p. 14)

Com o ato de brincar o aluno acaba adquirindo valores que o professor não pode classificar ou julgar, ele pode ajudar seu aluno a entender esses valores adquiridos. “No livre brincar, a criança pode ser acolhida na demonstração de suas emoções, que não devem ser julgadas nem classificadas moralmente como boas ou má”. (SCHWARTZ,2004 p. 14). Muitos educadores acabam julgando seus alunos no ato da brincadeira, acredito que isso jamais deve acontecer, pois é de certa forma um constrangimento para seu aluno perante os seus colegas. Através do lúdico o aluno aprende a errar, e ter medo e encarar suas emoções perante sua realidade e o professor deve propiciar esses momentos onde o aluno descubra e consiga encarar esses momentos, pois de certa forma estará encarando sua realidade.

É por isso que muitos educadores dos dias de hoje se opõem em utilizar a ludicidade como recurso na aprendizagem, pois se envergonham de suas fantasias de crianças. Por causa de uma súbita vergonha muitos educadores não utilizam o lúdico como recurso pedagógico para aprendizagem de seus alunos, pois acreditam que essa metodologia não influencia em nada na aprendizagem dos alunos, que é mera perda de tempo brincar.

“Nessa direção, cabe lembrar o pensamento freudiano, constatando que o adulto se envergonha de suas fantasias de criança e opõe a seriedade ao jogo, fugindo, portanto, do lúdico e do imaginário. Por isso, o adulto não sabe mais brincar e dificilmente conseguirá voltar a brincar”. (SCHWARTZ,2004 p. 05).

6 comentários:

  1. Boa noite Karla gostei muito do seu texto e sua esplanação sobre o ludico,que tem um nome novo mas o tema muito antigo que e o ato de brincar seja na sala de aula ou fora fora do espaço escolar direcionado ou não, pois antes as crianças brincavam com mais naturalidade pois na maioria tinham que criar oe seus proprios brinquedos e isso era muito bom.
    nos dias e hoje as crianças so brincam com brinquedos criados industrias porque os pais e os professores não tem tempo para criar junto com eles,mas agora temos a vantagem que e o conhecimento sobre a importäncia de trabalhar o ludico desde os primeiros anos de vida.

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  2. Karol ,seu texto ta ótimo e isso mesmo,a ludicidade e uma ferramenta importante para o ensino aprendizado,pois atraves da ludicidade a criança assimila com mais clareza os conteudos e se aprende de forma ludica.bjs.

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  3. oi Karol que bom, este texto é maravilhoso, apredemos que a presença da ludicidade na educação infantil é algo que vem sendo trazido aos poucos para a realidade escolar, ainda com um pouco de resistência, tanto por parte de alguns profissionais quanto pelos familiares que acreditam na idéia de que a escola e a brincadeira são instâncias opostas. Entretanto, diversos estudiosos trataram de pesquisar a relação que existe entre lúdico e aprendizagem dentre eles destacam-se Piaget, Vygotsky.

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  4. Concordo plenamente a Ludicidade é uma noa forma de ensinar, onde a criança aprende de forma prazerosa, levando sempre em consideração que através deste termo podemos oferecer um ensino alegre, dinâmico e interativo. Porém ainda tem escolas que não adotam essa prática e acham que isso é uma falta de tempo, engana-se pois ensinar por meio da ludicidade é encantar nossas crianças.

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  5. Este é um tema maravilhoso o qual nos leva a refletir sobre o fazer na sala de aula, refletir sobre nossas metodologias, pois quando estamos na faculdade é lindo trabalhar ludicamente, mais na sala de aula é muito dificil trabalhar o curriculo escolar com atividades ludicas levando em conta o tempo e os conteudos programaticos diarios.
    Mais vamos lá fazendo a diferença!

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  6. O que não pode faltar na pré-escola?
    Para que as turmas de pré-escola se desenvolvam plenamente, é importante conhecer as características de cada faixa etária e fazer com que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento.

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