segunda-feira, 15 de outubro de 2012


RISCOS JURÍDICOS NA INTERNET

A internet não é mais novidade, presenciamos um momento de transição, cuja sociedade se torna cada vez mais conectada e as crianças e adolescentes integram uma geração digital, onde o conhecimento tem valor significativo. Com o progresso é normal que pais e educadores busquem novas formas de integração. O fato é que a tecnologia mudou muita coisa em nossas vidas, mas será que estávamos preparados para isso? Escutamos por diversas vezes chamadinha de nossos pais como: “não fale com estranhos”, “não pegue carona com estranhos” “não aceite bala de estranhos”, mas não escutamos que não devemos pegar carona em comunidades de estranhos” ou não abrir email de estranhos… a verdade é que nossos exemplos devem ser atualizados de acordo com o cenário atual, caso contrário, corremos o risco de não sermos ouvidos.

O ECA considera como criança a pessoa que tenha até 12 anos incompletos e adolescente de 12 a 18 anos. Em princípio, todas as condutas tipificadas no Código Penal como crime para os adultos, é considerado como Ato Infracional para menores de 18 anos. Assim, a criança ao cometer um ato infracional será encaminhada para o Conselho Tutelar que deverá determinar uma das medidas de proteção previstas no art. 101 do ECA que pode ser advertência, encaminhamento para tratamento psiquiátrico, psicológico, programas educacionais, entre outros.

No caso do adolescente, este será encaminhado para a Vara da Infância e da juventude, onde alem da aplicação de medidas de proteção poderá ser aplicado também medidas sócio-educativas, que pode ser prestação de serviços a comunidades, como auxílio em hospitais, palestra em escolas, etc.
Por aqui já foi possível entender que há responsabilidade. Já na esfera civil, os julgados tem decidido como vimos acima, pela responsabilização dos pais, ou responsável. Esta questão é muito importante que seja levada ao conhecimento dos jovens, pelos professores em sala de aula. Temos que trabalhar a prevenção !

5 comentários:

  1. O texto vem abordando um tema de extrema importância. Os risco que internet oferece as familia brasileira de modo geral. Devemos nós, orientar nossos filhos, sobre o que de positivo e negativo a internet pode trazer para os nossos lares. E ensina-los como se defeder desses perigo que nos assusta a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia a tecnologia avança cada vez mais, porem com ela vem o perigo. Os pais precisam estar mais atentos a conduta dos filhos, pois no mundo em que estamos hoje, cada detalhe e precioso.
    Orienta-los sobre o que e certo e o que e errado e sempre o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  3. Com o avanço da tecnologia que nos aproxima cada vez mais das pessoas, da midia. Dentro de nossas casas permirindo a realizarmos compras oline, ficou tudo mas fácil. Entretando nos espomos cada vez mas, não tendo dominio de nossa privacidade. Quando um amigo expõe uma foto de um grupo de amigos, não esta somente lhe expondo mas todos os membros que dela fazem parte. Como educadores temos um que tornar esser meio de comunição um aliado para o aprendizado de nosso alunos.

    ResponderExcluir
  4. bom essa era de tantas tecnologias a sociedade esta adorando, mais tambem tras muitos perigos principalemte para os adolencestes com o uso inadequado da internet por isso devemos ter muito cuidado com isso...

    ResponderExcluir
  5. oi,minha querida seu texto ta ótimo,a internet e uma ferramenta muito perigosa,temos que ser caltelosos com os conteudos.

    ResponderExcluir