segunda-feira, 15 de outubro de 2012


A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A criança brinca por que brincar é uma necessidade básica, assim como a nutrição, a saúde, a habitação e a educação são vitais para o desenvolvimento do potencial infantil. Para se manter equilibrada com o mundo a criança necessita brincar, criar, jogar e inventar. Estas atividades lúdicas tornam-se mais significativas á medida que se desenvolve brincando, construindo, jogando e inventando. Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.

“Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrenta um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade revela a contradição e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano.” (RCNEI, 1998 p. 21).

A infância é a idade das brincadeiras, destacamos o lúdico como uma das formas mais eficazes de envolver a criança nas atividades, pois através das brincadeiras a criança acaba refletindo e descobrindo o mundo no qual está inserida. Nesta citação o RCNEI aborda a realidade que muitas crianças vivem nos dias de hoje, as dificuldades que elas têm que enfrentar desde cedo, que por essas dificuldades deixam e freqüentar a escola, pois muitas delas precisam trabalhar para ajudar nas despesas de casas e por conta disso acabam sofrendo abuso e sendo exploradas por quem deveria incentivá-las á ir pra escola. Mas também o RCNEI mostra o outro lado da moeda às crianças que protegidas de todas as formas, ou seja, recebendo de sua família os cuidados que necessitam para o seu desenvolvimento. Esse fator mostra a realidade existente na sociedade e só nos mostra que ainda existe uma grande desigualdade social e que as crianças já começam a sofrer desde cedo.

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam serde grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comunsde ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças. (RCNEI, 1998 p.22).

Conhecer o universo da educação infantil é o grande desafio que muitos educadores comprometidos fazem ou estão tentando fazer durante suas práticas, mais nada é de grande valia do que revelar o mundo das crianças, suas características mesmo com tudo isso elas jamais perderão sua essência e permanecerão únicas tanto em suas individualidades quanto nas suas diferenças. Para uma educação de qualidade é necessário que o professor investigue as tendências para orientar o aluno para que o mesmo tenha êxito em suas disciplinas sejam elas cientificas histórica ou artística. Os educadores devem explorar os conhecimentos de seus educandos para orientá-los nas suas demais disciplinas sejam elas artísticas históricas ou cientificas.

“Uma educação eficaz requer que o educador explore as tendências e os interesses para orientar o educando até o ápice em todas as matériais, sejam elas cientificas, históricas ou artísticas. “Na realidade, os interesses não são senão atitudes a respeito de possíveis experiências; não são conquistas; seu valor reside na força que proporcionam, não no sucesso que representam”. (DEWEY, 2010 p. 17).
O lúdico pode contribuir e influenciar na formação da criança, onde possibilita um crescimento sadio e enriquecendo um espírito de uma prática democrática.

É muito comum ouvirmos dizer que “os jogos não servem para nada e não tem significação alguma dentro das escolas, a não ser na cadeira de educação física”, tal opinião está muito ligada a pressupostos da pedagogia tradicional, que excluía o lúdico de qualquer atividade educativa séria ou formal. (ALMEIDA, 2003 p. 59)

Pode-se notar claramente que há uma restrição do lúdico, ou seja, a falta de conhecimento e compreensão do seu verdadeiro sentido na formação dos educadores, como a citação nos afirma que ainda existem muitos educadores afirmando que o lúdico só tem significado nas aulas de educação física e que na sala de aula essa metodologia não funciona.
 “Se os educadores ensinarem dessa forma, orientando o desenvolvimento do educando de maneira não diretiva, teriam de ser, como reconhecia Dewey, profissionais bem capacitados, perfeitamente conhecedores da disciplina ensinada, formados em Psicologia da criança e capacitados em técnicas destinadas a proporcionar os estímulos necessários á criança para que a disciplina forme parte de sua experiência de crescimento. Como assinalaram dois educadores que trabalhavam com Dewey, um educador dessa índole tem poder de ver o mundo com os olhos de criança e com os de adulto.” (DEWEY, 2010 p.19)

Nesta citação Dewey afirma que um educador que ensina seus alunos como conhecedores da disciplina é um profissional bem capacitado e formado na Psicologia das crianças.O educador que prepara seus alunos e que proporciona estímulo á criança são professores de uma índole invejável e podem ver o mundo com os olhos de uma criança e de um adulto eficaz. 

5 comentários:

  1. Acredito que é na relação lúdica em interação com o ensino, que poderemos proporcionar uma aprendizagem mais significativa e prazerosa na criança, aí está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, levará a criança a uma maior compreensão do ensino e a uma compreensão mais abrangente do contexto, fazendo assim a relação do concreto ao abstrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, o jogo, a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
      Cabe ao educador criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Uma das formas mais expressivas de socialização e aprendizagem da criança no meio escolar são as atividades lúdicas.


      Excluir
  2. precisamos avançar no sentido de tornar a ludicidade uma forma de educação descontraída e sem muitos problemas. os muros de professores que não querem o uso desse recurso, são barreiras a serem derrubadas em busca de uma educação que envolva os alunos em uma aula que prenda a sua atenção e ao mesmo tempo os ensine de maneira sadia e eficaz.

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar com a ludicidade como estratégia para obter aprendizagem é uma forma que a criança tem de expressar, de usar sua imaginação, sua criatividade.

    ResponderExcluir
  4. como futuros educadores temos que estar procurando formas de esta trabalando com o ludico pois e uma forma de esta com estrategias enovadoras na sala de aula pois toda criança gosta de novidades isso ajuda no desenvvolvimento de aprendizagem de toda criança.

    ResponderExcluir