A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A
criança brinca por que brincar é uma necessidade básica, assim como a nutrição,
a saúde, a habitação e a educação são vitais para o desenvolvimento do
potencial infantil. Para se manter equilibrada com o mundo a criança necessita
brincar, criar, jogar e inventar. Estas atividades lúdicas tornam-se mais
significativas á medida que se desenvolve brincando, construindo, jogando e
inventando. Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver
o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua
forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.
“Boa
parte das crianças pequenas brasileiras enfrenta um cotidiano bastante adverso
que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho
infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. Outras crianças são
protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em
geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade
revela a contradição e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as
grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano.” (RCNEI, 1998 p. 21).
A
infância é a idade das brincadeiras, destacamos o lúdico como uma das formas
mais eficazes de envolver a criança nas atividades, pois através das
brincadeiras a criança acaba refletindo e descobrindo o mundo no qual está
inserida. Nesta citação o RCNEI aborda a realidade que muitas crianças vivem
nos dias de hoje, as dificuldades que elas têm que enfrentar desde cedo, que
por essas dificuldades deixam e freqüentar a escola, pois muitas delas precisam
trabalhar para ajudar nas despesas de casas e por conta disso acabam sofrendo
abuso e sendo exploradas por quem deveria incentivá-las á ir pra escola. Mas
também o RCNEI mostra o outro lado da moeda às crianças que protegidas de todas
as formas, ou seja, recebendo de sua família os cuidados que necessitam para o
seu desenvolvimento. Esse fator mostra a realidade existente na sociedade e só
nos mostra que ainda existe uma grande desigualdade social e que as crianças já
começam a sofrer desde cedo.
Compreender,
conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo
é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos
derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam serde
grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas
características comunsde ser das crianças, elas permanecem únicas em suas
individualidades e diferenças. (RCNEI, 1998 p.22).
Conhecer o universo da educação infantil é o grande
desafio que muitos educadores comprometidos fazem ou estão tentando fazer
durante suas práticas, mais nada é de grande valia do que revelar o mundo das
crianças, suas características mesmo com tudo isso elas jamais perderão sua
essência e permanecerão únicas tanto em suas individualidades quanto nas suas
diferenças. Para
uma educação de qualidade é necessário que o professor investigue as tendências
para orientar o aluno para que o mesmo tenha êxito em suas disciplinas sejam
elas cientificas histórica ou artística. Os educadores devem explorar os
conhecimentos de seus educandos para orientá-los nas suas demais disciplinas
sejam elas artísticas históricas ou cientificas.
“Uma educação eficaz
requer que o educador explore as tendências e os interesses para orientar o
educando até o ápice em todas as matériais, sejam elas cientificas, históricas
ou artísticas. “Na realidade, os interesses não são senão atitudes a respeito
de possíveis experiências; não são conquistas; seu valor reside na força que proporcionam,
não no sucesso que representam”. (DEWEY, 2010 p. 17).
O
lúdico pode contribuir e influenciar na formação da criança, onde possibilita
um crescimento sadio e enriquecendo um espírito de uma prática democrática.
É muito comum ouvirmos
dizer que “os jogos não servem para nada e não tem significação alguma dentro
das escolas, a não ser na cadeira de educação física”, tal opinião está muito
ligada a pressupostos da pedagogia tradicional, que excluía o lúdico de
qualquer atividade educativa séria ou formal. (ALMEIDA, 2003 p. 59)
Pode-se
notar claramente que há uma restrição do lúdico, ou seja, a falta de
conhecimento e compreensão do seu verdadeiro sentido na formação dos
educadores, como a citação nos afirma que ainda existem muitos educadores afirmando
que o lúdico só tem significado nas aulas de educação física e que na sala de
aula essa metodologia não funciona.
“Se os educadores ensinarem dessa forma,
orientando o desenvolvimento do educando de maneira não diretiva, teriam de
ser, como reconhecia Dewey, profissionais bem capacitados, perfeitamente
conhecedores da disciplina ensinada, formados em Psicologia da criança e
capacitados em técnicas destinadas a proporcionar os estímulos necessários á
criança para que a disciplina forme parte de sua experiência de crescimento.
Como assinalaram dois educadores que trabalhavam com Dewey, um educador dessa
índole tem poder de ver o mundo com os olhos de criança e com os de adulto.” (DEWEY,
2010 p.19)
Nesta
citação Dewey afirma que um educador que ensina seus alunos como conhecedores
da disciplina é um profissional bem capacitado e formado na Psicologia das
crianças.O educador que prepara seus alunos e que proporciona estímulo á
criança são professores de uma índole invejável e podem ver o mundo com os olhos
de uma criança e de um adulto eficaz.
Acredito que é na relação lúdica em interação com o ensino, que poderemos proporcionar uma aprendizagem mais significativa e prazerosa na criança, aí está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, levará a criança a uma maior compreensão do ensino e a uma compreensão mais abrangente do contexto, fazendo assim a relação do concreto ao abstrato.
ResponderExcluirA ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, o jogo, a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
ExcluirCabe ao educador criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Uma das formas mais expressivas de socialização e aprendizagem da criança no meio escolar são as atividades lúdicas.
precisamos avançar no sentido de tornar a ludicidade uma forma de educação descontraída e sem muitos problemas. os muros de professores que não querem o uso desse recurso, são barreiras a serem derrubadas em busca de uma educação que envolva os alunos em uma aula que prenda a sua atenção e ao mesmo tempo os ensine de maneira sadia e eficaz.
ResponderExcluirTrabalhar com a ludicidade como estratégia para obter aprendizagem é uma forma que a criança tem de expressar, de usar sua imaginação, sua criatividade.
ResponderExcluircomo futuros educadores temos que estar procurando formas de esta trabalando com o ludico pois e uma forma de esta com estrategias enovadoras na sala de aula pois toda criança gosta de novidades isso ajuda no desenvvolvimento de aprendizagem de toda criança.
ResponderExcluir